quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Conlutas denuncia golpe eleitoral aplicado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda (RJ)

Conlutas denuncia golpe eleitoral aplicado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda (RJ)

A Coordenação Nacional de lutas denuncia a todo o movimento sindical, popular e estudantil o golpe aplicado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda (RJ) e região contra os trabalhadores.

Numa manobra digna dos maiores pelegos da história, a direção do sindicato, filiado à CTB, quer fazer um processo eleitoral escondido da categoria. No dia 2 de dezembro, na calada da noite, publicou um edital em um jornal de pequena circulação na cidade e comprou todos os exemplares na distibuidora, para impedir que chegassem as bancas. Tudo isto para impedir que a oposição pudesse inscrever a sua chapa e disputar democraticamente o processo eleitoral do sindicato.

Nenhum aviso foi divulgado pela entidade, nem sequer seu vice-presidente sabia da existência do edital que convocava a eleição. E, ao ser indagada, a diretoria - inclusive judicialmente - afirmava não estar aberto o processo eleitoral. Entretanto, no dia 12 de dezembro, publicou no mesmo jornal que havia encerrado o prazo de inscrição de chapas e apenas uma chapa estava inscrita para disputar as eleições em março. Em seguida fechou o sindicato.

A Conlutas denuncia que a direção do sindicato quer impedir que os trabalhadores metalúrgicos decidam livremente quem deve ser os seus representantes. Essa diretoria sabe que os acordos rebaixados feitos com a CSN e outras empresas vão ser questionados e existe um sentimento muito forte de mudança na categoria.

A oposição já está tomando as medidas judiciais necessárias para evitar este golpe. Mesmo neste periodo de festas e recesso.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda já foi um símbolo de resistência à ditadura militar. E, quem não se lembra da heróica greve de 1988, cuja repressão causou a morte de três operãrios da CSN?

Todo o movimento sindical deve se posicionar frente a este golpe, pois os metalúrgicos têm o direito de escolher democraticamente a sua direção. Por isso, a CONLUTAS se soma à Oposição Metalúrgica na exigência de sua inscrição no processo eleitoral e conclama a todas as entidades a denunciarem essa falcatrua e lutarem pelo direito a organização dsos trabalhadores.

Coordenação Nacional de Lutas - CONLUTAS


Matéria publicada em:

www.conlutas.org.br

http://www.conlutas.org.br/exibedocs.asp?tipodoc=noticia&id=4456

Nenhum comentário:

Postar um comentário