sábado, 26 de setembro de 2009

Greve dos Correios está praticamente encerrada... MAS A LUTA CONTINUA!

Greve dos Correios está praticamente encerrada
Publicada em 25/09/2009 às 20h07m
Mônica Tavares

BRASÍLIA - Até o início da noite desta sexta-feira 16 dos 35 sindicatos filiados a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) decidiram voltar ao trabalho e aceitar a proposta da empresa. E os trabalhadores de mais cinco sindicatos - Alagoas, Tocantins e Santa Catarina, Mato Grosso e Paraíba também finalizaram o movimento, porém preferiram a proposta apresentada na última quinta-feira pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Terminou na prática a greve dos Correios.

Segundo informações da assessoria da ECT, encontram-se atrasadas em todo o país 341,6 mil encomendas e 59,5 milhões de correspondências. A estimativa da ECT é de que sejam necessários 10 dias para colocar em dia a entrega da carga postal atrasada em Brasília.
No Rio, a greve já havia sido encerrada na semana passada. O sindicato de Uberaba (MG) não aderiu ao movimento. Está marcada para esse sábado a assembléia dos funcionários do Ceará. As informações foram dadas pela Fentect e pela assessoria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A proposta dos Correios prevê um reajuste de 9% retroativo a agosto de 2009 e R$ 100,00 a partir de janeiro de 2010. Para a assinatura do acordo, é preciso que 18 sindicatos aceitem a proposta. O representante da Federação José Rivaldo disse que se não for atingido o número mínimo haverá um impasse jurídico, que precisará ser resolvido no âmbito da Fentect.
Os funcionários dos Correios do Distrito Federal, que foi um dos sindicatos que decidiu pelo fim da greve nesta sexta-feira, estão retornando ao trabalho a partir da zero hora deste sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário